Divagando... · E se...? · inspiração

E se não estivermos prontos?

A vida é um caminho incerto, sem manual. Podemos colher dicas, observar, esperar, por outras vezes, agir. No entanto, o resultado não vem quando queremos e, por vezes, como queremos.

Diante de tantas voltas que a vida já me deu nestes quase 30 anos, me questiono: e se ainda não estiver pronta? E se eu nunca estiver pronta para aquele meu objetivo? E se aquilo não for pra mim?

Verdade que a vida é um quebra-cabeças em que as peças vão se encaixando pouco a pouco, com a possibilidade de entendermos o motivo pelo qual passamos por certa tempestade tempos depois.

puzzle
Imagem do Pinterest

Mas e se, mesmo após a tempestade, mesmo na calmaria, a vida ainda entender que eu ainda não estou pronta? Ou melhor, a vida entender que aquilo que tanto almejo jamais me fará feliz?

Não sei, mas volta e meia penso nessas questões.

O que me resta então é aceitar que o que for colocado no meu caminho é aquilo que mereço e que preciso momentaneamente.

Não vale mais a esta altura perder tempo com comparações, afinal, cada um é feliz à sua maneira, ou nem é e achamos que é.

Concluo que mesmo não estando pronta para o que desenhei nas minhas ilusões, e talvez jamais conseguindo alcançar a vida que tanto busquei, pode ser que por um instante eu seja feliz assim, do jeito que sou e estou, com roupas sem marcas, com uma vida bem mais ou menos, pouco dinheiro no bolso, sem muito luxo e glamour, andando de busão mesmo. Isso não significa que desisti dos meus sonhos, mas quem sabe apenas os adequei ao meu presente? E se o resultado nunca chegar? Paciência. Cabe a mim decidir o quê fazer com isso, viver de outro modo, quem sabe….

nao-se-perturbe
Imagem do Pinterest

Por fim, cabe aqui transcrever essas lindas palavras de Darci Ribeiro, encontrada em algum prefácio de algum livro:

“Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.” (Darcy Ribeiro)

Fica aí o texto para reflexão a quem interessar.

Deixe um comentário

