· Livros

“A luta contra a depressão” – Prof. Felipe Aquino

918fRFldJ6L.SL720

Sinopse contida no livro: “A depressão tornou-se uma verdadeira epidemia. Mas ela tem cura! – As suas causas mais profundas são de fundo emocional, psicológico ou espiritual, e sobretudo a falta de autoestima e de um sentido para vida, além das pressões sufocantes deste mundo moderno, competitivo e ameaçador. Sem desprezar a ajuda da medicina e da psicoterapia, que são valiosas e indispensáveis, este livro apresenta uma terapia espiritual, com base no ‘abandono em Deus’ – Só em Deus a pessoa encontra o seu grande valor, o rico e belo sentido de sua vida e a segurança para vencer os problemas. Jesus Cristo é o Médico das almas. “

Número de páginas: 205.

 

Sobre o Autor  (descrição contida em seu blog):

Trabalha com o Pe. Jonas Abib desde 1970; possui um programa na Rádio Canção Nova,“No Coração da Igreja” e dois programas na TV Canção Nova, “Escola da Fé” e “ Pergunte e Responderemos”. É professor de História da Igreja do Instituto de Teologia Bento XVI na Diocese de Lorena. Escreve artigos e publica notícias no Portal Canção Nova e no site da Editora Cléofas.

Na WebTV Canção Nova, Professor Felipe comanda o programa ‘Palavras de Fé’, um importante canal utilizado para ensinamentos e esclarecimentos sobre a Igreja Católica e sua doutrina.

O Professor Felipe Aquino construiu uma história literária de sucesso, com 78 livros publicados. Sempre abordando temas baseados na doutrina católica, ele sabe como poucos tratar de temas comuns ao ser humano como: espiritualidade, namoro, casamento, família, entre outros. E por escrever sempre de maneira objetiva e de fácil compreensão, consegue conquistar cada vez mais leitores.

Fiquei muito satisfeita com a qualidade dos livros “Por que sou católico?” e “Namoro”, do Prof. Felipe Aquino, então decidi comprar este do mesmo autor e quero também ler outros dele.

Encontrei no Sebo Veredas por R$ 12,00 e é possível comprar, por exemplo, no site da Canção Nova por R$ 26,60.

O Autor é católico e o livro não deixa de ser voltado para este público, mas, em minha opinião,  serve muito bem a cristãos de todas as denominações, pois se baseia em argumentos e ensinamentos bíblicos (principalmente).

O livro não tem serventia apenas àqueles que sofrem de depressão. Os ensinamentos ali contidos servem para qualquer tipo de turbulência pelas quais você esteja passando na vida. A depressão é só uma delas, que o livro aborda mais expressamente em alguns trechos. Aliás, trata com muita delicadeza deste mal.

Além disso, conta com orações, citações bíblicas poderosas, reflexões interessantes e frases muito inspiradora.

“A luta contra depressão” ensina:

1. A verdade de que somos e temos que nos reconhecer filhos amados de Deus

“Você é um filho amado de Deus, e precisa crer que tudo o que Deus permite que lhe aconteça é para o seu bem, mesmo que no momento você não entenda. Só mais tarde é que você entenderá talvez. Deus é Pai”.

2. A necessidade de entregar-se a Deus

“Muitos estão hoje gemendo e chorando sob um fardo insuportável porque aceitaram tudo na vida, menos o verdadeiro Salvador.”

“Deus não aceita que você ponha a sua vida nas mãos Dele parcialmente”.

3. A intimidade com Deus como requisito para se ter uma vida plena e pacífica, apesar das dificuldades que continuarão a aparecer

4. A sua vontade nem sempre constitui a vontade de Deus

“Deus sabe o que está fazendo em você, mesmo que lhe pareça tudo muito estranho ou errado. Que sentido pode ter eu perder o emprego, ou tomar uma grande prejuízo financeiro. ou perder a esposa? Eu não sei responder a você, e ninguém sabem, mas Deus sabe que atrás disso há um desígnio de conversão para você.”

“Os caminhos de Deus não são os nossos, diz o profeta Isaías, mas são sempre melhores que os nossos.”

5. A armadilha do ego

“O segredo da paz duradoura  é colocar o seu ego no seu devido lugar”

6. A ira causa a depressão

7. Faça tudo por amor a Deus

“Tudo que deve ser feito, deve ser bem feito, por amor a Deus, este é o segredo da paz.”

8. Tenha uma mente sadia

“Por que este perfeccionismo ou derrotismo? Por que este pessimismo? Por que este medo? Por que sinto necessidade de controlar tudo à minha volta? […] Muitas perguntas podem ser feitas […]. No fundo, no fundo, a resposta para essas perguntas é a nossa soberba. Se você a extirpar – o que não é fácil – estará liberto.”

“Peça sempre ao Espírito Santo que controle a sua imaginação, e que ela só se ocupe de coisas boas.”

9. Encontre sempre com Jesus

“Não deixe de meditar a Bíblia de maneira contínua. Ela vai mudar  a sua vida, os seus valores, a sua conduta, e vai fortalecer a sua fé para a luta contra a depressão.”

10. Viva um dia de cada vez

“Você pode carregar o peso do seu dia de hoje, porque Deus lhe dá forças para isso, mas não pode somar a isto o peso do ontem e o de amanhã”

11.  Aceite-se para ser feliz

12. Não se esqueça de Nossa senhora

 

O livro tem alguns pontos fracos: (i) o primeiro é que as orientações que ele dá não são nada rápidas e fáceis, pelo contrário, exigem dedicação e esforço diário, mas quem disse que ser cristão é fácil, né? Queria eu colocar metade de tudo que aprendi em prática…; (ii) é um pouco repetitivo, mas ele faz essa advertência no início, falando que é pra fixar os pontos principais; (iii) o autor fala bastante em mudança de atitudes e mentalidade, mas para quem sofre de depressão isso pode ser muito difícil, creio eu que a própria atitude negativa é uma das faces da doença em si…

De forma geral, eu gostei muito, achei poderoso para exercitar a fé e adquirir conhecimentos cristãos e bíblicos. Serve muito bem como livro de cabeceira. Princialmente pelas orações que contém.

Se você acredita que está sofrendo de depressão, não deixe de procurar ajuda profissional. Há luz no fim do túnel!

 

Beijos,

Gabriela

e106680270ad9ca4566b2d2545474265

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s