listas · Livros

17 estratégias para ler mais

 

1 . Não basta querer, tem que gostar.

Algumas pessoas já me falaram que querem adquirir o hábito de ler (e deve ser o desejo de muita gente), mas você tem que refletir: com que finalidade? Se você quer ler só porque “sim”, sendo que você acha um massacre esse negócio de leitura por hobby, vá fazer outra coisa! Tem tanta coisa bacana aí pra aproveitar tempo livre, não precisa se forçar a fazer algo porque é mais cool ler mais e ver menos TV ou seja lá o que.

 

f76ab7556f4a8eae678098dad4b9cddf
Apenas SE você quiser 

 

2. Ninguém nasce um leitor

Eu não nasci amando ler, adquiri esse hábito porque sempre vi meu pai lendo muito. Desde criança eu demonstrei interesse na leitura, daí comecei com revistas em quadrinhos, revistas e livros adequados à minha respectiva idade. Meu primeiro livro não foi nenhum tijolo sem figuras como Guerra dos Tronos, não.

3. Procure o que te desperta o interesse

Existem livros de n tamanhos, gêneros e formatos, além de revistas de mil e um assuntos, quadrinhos, mangás e etc, então, descubra aquilo que você gosta. Não é porque você achava um saco ler os livros obrigatórios na escola que você não gosta de ler, talvez você apenas não encontrou ainda o seu nicho e está perdendo um prazer! Não vai ser trabalho nenhum procurar o que te interessa (é como escolher um filme no netflix, só que mais legal ^^).

paix
É possível!

4. Abandone leitura chatas

30703a283f6dacea50519e324e366417

Não tenha dó de abandonar um livro pela metade (ou no primeiro terço, ou no primeiro quarto), se aquilo não está te interessando, vai ficar batendo cabeça? Com tantos livros disponíveis no mundo, em tantas línguas e, inclusive, de graça, pra que ficar perdendo tempo com o o que você pode jogar pela janela? Carpe diem!

5. Invista tempo e dinheiro

Nada é de graça, principalmente se você (como eu), não gosta muito de ler em plataformas digitais (livro impresso dá de mil em e-book, in my opinion). Então, é preciso tirar o escorpião do bolso! O que não significa que você precisa entrar no cheque especial pra isso (por favor, não!), mas algum dinheirinho/tempo/dedicação tem que ser gasto, né? Procure sebos, trocas, pesquise e tenha paciência. Um livro que está 50 reais hoje pode ser encontrado por 15$ daqui um tempo, tenho calma!

6. Seja cara de pau

Sim e sempre. Peça descontos, peça emprestado, proponha trocas (: Assim você pode ler mais, por menos. O pior que pode acontecer é você ficar na mesma, o melhor é você ficar no lucro. plim, plim 

16299246_1003174853149354_4356054327807730814_n
Não seja este mamute mesquinho.

 

7. Tenha um estoque 

sdsd
Não precisa ser organizado assim.

Com um estoque (ainda que pequeno), você nunca ficará sem ter nada para ler. Eu, por exemplo, sempre tenho muitos livros não lidos a disposição, assim, termino um e já começo o próximo.

8. Leia mais de um livro ao mesmo tempo

Além de você acabar lendo mais, per se, quando não tiver a fimde ler a história X, você pode ler a história Y. Talvez naquela noite fria você não esteja a fim de ler um livro sobre guerra e dor que você está lendo, e prefira um segundo mais leve, por exemplo.

9. Tenha sempre um livro em mãos

dfsdf
Não perca tempo.

Além de te tirar de situações de tédio, você aproveita o tempo. No ônibus, aguardando sua vez no médico ou em algum período do dia que vocês está panguando fora de casa, leve sempre um livro na bolsa (eu sempre me arrependo quando não faço isso).

10. Saiba que é hábito

O livro “O Poder do Hábito” explica isso. Tudo é hábito. Quando você começa a fazer uma atividade, o seu cérebro e corpo ainda não acostumou com ela, mas na medida que você vai criando o hábito, você vai sempre “lembrar” daquela possibilidade. Talvez você não leia porque “nem pense” nessa tarefa.

5caa43190b681de12b85d55a51c01f48
Me sentindo erudita postando essa frase de Confúncio (nem sei quem foi, mas já considero pacas)

11. Use aplicativos de leitura

Usar aplicativos de leitura pode te dar motivação, como o Skoob, já que ali você pode fazer sua estante e salvar os livros que você se interessou (assim não esquece da existência de um livro bacana depois de descobri-lo), além de ter outras funcionalidades, como metas de leitura.

12. Tenha metas

YES. Como tudo na vida, ter foco e metas é essencial. Determine uma quantidade de leitura diária ou semanal, defina os livros que você quer ler e em que quantidade de tempo, faça competições de quem ler primeiro (HAHAHA), sei lá, mas tenha metas!

13. Lembre-se dos benefícios da leitura

Quem lê mais, vive mais

Ler faz bem para o cérebro

Ler é a atividade que mais reduz o estresse no dia-a-dia

Aumenta o vocabulário, melhora a escrita, desenvolve a oratória, etc.

15 benefícios da leitura que podem triplicar sua qualidade de vida

14. Converse sobre o assunto

16142734_996302260503280_7971756042310977282_n

Sim, sempre! Assim você descobrirá novos livros, aplicativos, personagens, autores, oportunidades, promoções, sebos, livrarias ^^

15. Frequente livrarias, biblitecas e sebos

Mesmo que a princípio nao seja do seu interesse, entre! Mesmo que não esteja procurando nada específico, vá! Olhar é grátis.

16. Saiba quer “Ler é a melhor maneira de ignorar a vida”

dsavv

 

17. Leia este blog

Sim! Sim! Sim! Com listas sobre livros, indicações de livros, resenhas de livros, contra indicações de livros, livros que viraram filmes e muito mais! VEM!

 

Feliz domingo!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s